Paróquia realiza Tríduo e Missa Solene em homenagem à São Vicente Pallotti! Participe!

triduo pallotti

No próximo dia 22 de janeiro a Igreja celebra o dia de São Vicente Pallotti, o santo fundador da Sociedade do Apostolado Católico (SAC), que congrega os padres palotinos, responsáveis por nossa paróquia. Para celebrar esse momento especial e relembrar os ensinamentos desse santo tão querido, a paróquia estará realizando durante os dias 19 e 21 de janeiro, um tríduo de preparação para a festa de São Vicente Pallotti. O tema do tríduo será “A MISERICÓRDIA E A MISSIONARIEDADE DE SÃO VICENTE PALLOTTI”.

As celebrações acontecerão na matriz, sempre às 19 horas, com cada comunidade sendo responsável pela liturgia (CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ABAIXO).

No dia 22, dia de São Vicente Pallotti, será realizada uma missa solene com a participação de todas as comunidades.

Então participe, querido paroquiano e paroquiana.

Quem foi São Vicente Pallotti?

São Vicente Pallotti nasceu em 21 de abril de 1795. Desde cedo tinha desejo de consagrar sua vida inteiramente a Deus e à pregação do evangelho. Tentou entrar na ordem franciscana, mas devido sua frágil saúde não conseguiu. Mesmo assim tornou-se sacerdote e obteve grande reconhecimento pela sua intensa atividade apostólica como confessor e em favor dos mais carentes. Dirigiu-se, de modo especial, aos grupos marginalizados, pobres e órfãos, no sentido de incorporá-los numa vida digna na sociedade.

Preocupou-se com a saúde moral e espiritual dos soldados. Também os trabalhadores foram objeto de sua atenção apostólica. Visitou sempre as prisões, desenvolvendo aí muitas iniciativas sociais e pastorais. Fundou cursos de aperfeiçoamento para moças e rapazes, tão carentes de formação naquele tempo. Em tempos de crise econômica, organizou uma espécie de cooperativa para ajudar os pobres com gêneros de primeira necessidade. Promoveu coletas em dinheiro para a impressão de literatura religiosa e em apoio às atividades em terras de missão.

Apostolado Católico

Numa época em que as atividades pastorais eram exercidas apenas por clérigos e religiosos, Pallotti inovou lançando o ideal de que todos os batizados – leigos ou não, de qualquer condição social, idade ou situação em que se encontra – são chamados a se empenhar e trabalhar pela evangelização e pela construção do reino.

Desse modo, Pallotti antecipou em mais de cem anos a visão do Concílio Vaticano II (1962   – 1965), que se destacou pela abertura e reconhecimento da importância do engajamento e   do trabalho dos fiéis leigos para a Igreja.

Diante de tantas atividades exercidas, Pallotti reuniu um grupo de colaboradores (padres e leigos) e criou a União do Apostolado Católico (UAC), cujo objetivo era colaborar de todas as formas – materiais e espirituais – para “reavivar a fé e reacender a caridade”, conforme queria o santo. Para organizar e cuidar da UAC, Pallotti também fundou a Sociedade do Apostolado Católico (SAC), formada por padres e irmãos consagrados.

Pallotti morreu em 22 de janeiro de 1850. De saúde frágil, doou naquele inverno seu casaco a um pobre, adquirindo a doença que o vitimou. A Sociedade do Apostolado Católico continuou sua missão que hoje se encontra espalhada ao redor do mundo.

Reconhecimento dos altares

Leão XIII (1878 – 1903), o grande papa da Doutrina Social da Igreja, conservava o retrato de Pallotti sobre sua mesa de trabalho. O Papa Pio XI (1922 – 1939) o chamou de o “Prercusor da Ação Católica”e o “operário das missões”.

Pallotti Foi canonizado em 1963 durante o Concílio Vaticano II, pelo Papa João XXIII (1958 – 1963) que afirmou durante a missa de canonização: “Este homem simples foi um profeta de Deus. Só hoje a Igreja compreende o que ele, no seu tempo, nos ensinou”. Como devoção, João XXIII, o papa que mudou a história da Igreja Católica ao convocar o Concílio, venerava um quadro de Pallotti que, ainda hoje, está dependurado no quarto do papa em Sotto il Monte.

TríDUO EM PREPARAÇÃO A FESTA DE SÃO VICENTE PALLOTTI (programação)

TEMA GERAL: “A misericórdia e a missionariedade de São Vicente Pallotti”

19/01 – terça-feira
LITURGIA: COMUNIDADE SÃO TIAGO
LEMA: São Vicente Pallotti, um ardoroso missionário

20/01 – Quarta-feira
LITURGIA: COMUNIDADE SÃO VICENTE PALLOTTI
LEMA: A dimensão missionária da União do Apostolado Católico

21/01 – Quinta-feira
LITURGIA: COMUNIDADE MÃE DO DIVINO AMOR
LEMA: Pallotti: Inspiração para o desafio de sermos missionários hoje

DIA 22/01 – Sexta-feira – MISSA SOLENE DE SÃO VICENTE PALLOTTI COM TODAS AS COMUNIDADES.
CANTOS: Comunidade matriz
COMENTÁRIO e LEITURAS: Leigas consagradas e irmãs religiosas