INVESTIDURA DOS NOVOS MESC DO SETOR PASTORAL CAJURU

img-20161015-wa0017

Ontem, na Paróquia Santíssima Trindade, com Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom José Mário, foram investidos os novos MESC – Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão – do Setor Pastoral Cajuru, formado pelas Paróquias São José, Santíssima Trindade, São Martinho de Lima, Nossa Senhora do Rosário de Belém e Nossa Senhora Aparecida. Concelebraram os párocos de cada uma das cinco Paróquias; participaram o Diácono Joaquim, da Paróquia anfitriã, e o Diácono Luiz Carlos, Assessor Eclesiástico da CAM – Coordenação Arquidiocesana de MESC – da Arquidiocese de Curitiba; presentes a Rosane, Secretária da CAM, o Alex Franco e eu, também da CAM e Formadores dos MESC da Arquidiocese (somos ao todo doze); e vários MESC, familiares e amigos.

Investidura é a expressão litúrgica do que podemos chamar de formatura. Cada Paróquia nos dias seguintes apresentará, por Comunidade ou paroquialmente, os seus novos MESC. Na São José, este ano, temos cinco novos MESC, na foto, ao lado do nosso Pároco, Padre Cláudio.

Pelo já exposto, e dizendo que a investidura de MESC sempre é presidida pelo Arcebispo ou Bispo Auxiliar, depreenda-se a seriedade contida neste Ministério Extraordinário nascido no Concílio Vaticano II.

Cada Pároco, com ajuda, define se a Paróquia precisa de novos MESC, quais e quantos podem vir a ser convidados, dentre os paroquianos realmente praticantes, engajados, dotados de características e habilidades que possam vir a ser bem utilizadas neste Ministério que é da maior intimidade com a Eucaristia, dentro da Paróquia e, especialmente, fora dos muros dela.

O Curso de Formação Inicial é realizado por Setor Pastoral, um ou dois ao ano, em média; são dez encontros quinzenais, geralmente aos sábados, durante a tarde: Ser MESC, Eclesiologia, Bíblia, Sacramentos, Eucaristia, Cristologia, Liturgia da Missa, Materiais e Práticas Litúrgicas da Missa, Atendimento aos Enfermos e Idosos, Celebração da Palavra, Culto e Exéquias; um décimo primeiro encontro que é a Revisão dos temas; Retiro Eucarístico; após a Investidura, uma Formação Paroquial conduzida pelo Coordenador Paroquial ou seu(s) indicado(s) (apresentação da Sacristia local e as particularidades da Paróquia e suas Comunidades).

Durante todo o Ministério o MESC participa da Formação Permanente (muito conteúdo e oração mais ainda), pois, a Formação Inicial é só uma base e todos somos sempre aprendizes, principalmente, enquanto formadores e líderes comunitários. Os mandatos são renovados, ou não (não necessariamente por motivo desabonador), a critério do Pároco, a cada ano, após o Retiro Anual, geralmente, no Dia de Cristo Rei. Desde o convite ou já no exercício do Ministério a pessoa pode dizer não ou solicitar sua saída, sendo uma atitude nobre e respeitável admitir não se sentir entusiasmado, adequado ou disponível naquele momento ou para este Ministério.

Novos MESC, Lembrem o que lhes dissemos durante os Encontros, a Revisão e o Retiro. Onde mais somos vistos e mais somos dispensáveis? Na Santa Missa, que, entretanto, nos é indispensável. Em nada somos melhores que ninguém, a quem mais é dado mais será cobrado, porém, se formos fieis e correspondentes ao que aprendemos e aprendermos, ao que dizemos na oração do MESC, apesar das nossas limitações e erros, caminharemos bem, e bem acompanhados: Dele e a Seu serviço por intermédio do nosso próximo…

Como todos o somos, sendo desafio não sucumbir à tentação, quando forem tentados, a trocar a humildade pela vaidade, a dedicação pelo comodismo, o fazer pelo fazer de conta, uma dica: lembrem momentos que lhes tocaram durante a formação e retiro, e daquilo que sentiram durante a celebração litúrgica da sua Investidura – quando rezaram cantando “Reveste-me, Senhor”, quando escutaram as sábias palavras de Dom José Mário a lembrar-lhes o que é o verdadeiro louvor, quando vestiram pela primeira vez o seu paletó de MESC e o que significa, toda vez que disseram Amém, e quando foram abraçados pelos irmãos em Cristo e familiares.

Parabéns, paz e bem!

Se a alguém interessar saber mais: http://josecarlosdeoliveira.com.br/2016/01/o-que-e-mesc/

José Carlos de Oliveira, editor do ISJ – radioplena.com.br – josecarlosdeoliveira.com.br

INVESTIDURA DOS NOVOS MESC DO SETOR PASTORAL CAJURU