Igreja abre o Ano do Laicato neste domingo (26)

Logotimo-ano-do-laicato-cortadoNeste domingo, 26 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei, a Igreja Católica do Brasil inaugura a celebração do Ano Nacional do Laicato, que vai até o dia 25 de novembro de 2018. O tema do Ano do Laicato é: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

O Ano do Laicato foi convocado pela CNBB com o objetivo de celebrar a presença e destacar a importância da participação e  organização dos cristãos leigos e leigas na Igreja e, assim, estimular sua atuação como testemunhas de Jesus Cristo e Seu Reino na Igreja e na sociedade. Durante o ano, a Igreja irá buscar aprofundar a identidade, a vocação, a espiritualidade e a missão dos fiéis leigos. Cada diocese, paróquia e comunidades são convidadas a participar deste momento especial.

O Documento “Lumen Gentium”, do Concílio Vaticano II, destaca que “Aos leigos compete, por vocação própria, buscar o Reino de Deus, ocupando-se das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus. Vivem no mundo, isto é, no meio de todas e cada uma das atividades e profissões, e nas circunstâncias da vida familiar e social, as quais como que tecem a sua existência. Aí os chama Deus a contribuírem, do interior, à maneira de fermento, para a santificação do mundo, através de sua própria função; e, guiados pelo espírito evangélico e desta forma, manifestarem Cristo aos outros, principalmente com o testemunho da vida e o fulgor da sua fé, esperança e caridade.” (Conc. Vat. II, Lumen Gentium 31).

Celebração na paróquia será na missa das 19h, na Matriz

Todas as comunidades da Arquidiocese de Curitiba são convidadas a dedicar a celebração do próximo domingo à Abertura do Ano do Laicato. Na nossa paróquia, a abertura será realizada na missa das 19h, quando teremos também a investidura dos novos acólitos e coroinhas e a renovação dos antigos.

Missa de abertura na Arquidiocese com Dom Peruzzo

Na Arquidiocese de Curitiba, todos os fiéis estão convidados para participar da Missa Arquidiocesana de Abertura do Ano do Laicato, presidida por Dom José Antônio Peruzzo, que acontecerá no dia 1º de dezembro, às 18h, na Catedral Metropolitana de Curitiba.

Igreja abre o Ano do Laicato neste domingo (26)