Curso de batismo terá mudanças! Fique por dentro!

mudanças batismo II

Há partir do último mês de dezembro, a preparação para o batismo em nossa paróquia está tendo alterações. O modelo atual, que previa uma preparação em uma única manhã de domingo, está sendo substituído por encontros personalizados, entre um agente da pastoral com os pais e padrinhos da criança.
Essa mudança, que atende uma diretriz da arquidiocese de Curitiba, tem por objetivo principal fazer do sacramento do batismo uma oportunidade de celebrar a vida e inserir as famílias no seio da comunidade paroquial.Substitui-se o modelo “aulão” por outro que prioriza o caráter missionário da Igreja. Vai-se ao encontro das famílias, procurando inserir-se na realidade delas e, a partir daí, inicia-se um processo que busca apresentar uma Igreja acolhedora e anunciadora da Boa-Nova, pois, muito além de conteúdos doutrinais sobre o sacramento, está a alegria de partilhar a vida, celebrar e orar junto com a comunidade.
O novo modelo prevê, no mínimo, quatro encontros personalizados, que poderão ser realizados de acordo com a disponibilidade das famílias (local e horário flexíveis a serem definidos em comum acordo). Os encontros estão divididos assim:
Os encontros estão divididos assim: Um encontro pré-natal (antes do nascimento da criança) seguidos de mais três encontros pré-batismais. Além disso, estão previstas outras atividades, tais como, missas para gestantes e missas pós-batismais.
TIRA DÚVIDAS
Para tirar todas as dúvidas, procure a secretaria paroquial que dará os primeiros esclarecimentos e fará o encaminhamento para os agentes da pastoral.
Texto: Silvanira e José Carlos – coordenadores paroquiais da Pastoral do Batismo

Curso de batismo terá mudanças! Fique por dentro!