Paróquia começa a viver o santo Tempo Litúrgico da Quaresma

Além da Campanha da Fraternidade, paróquias promoverá confissões e as vias sacras

downloadCom muita fé e devoção, nossa paróquia inicia nesta quarta-feira de Cinzas a Quaresma: tempo litúrgico de conversão e penitência em preparação para a Páscoa do Senhor Jesus. Com o apelo da Igreja: “Convertei-vos e crede no Evangelho!”, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simbolizam penitência e arrependimento. A quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. Neste dia é costume os fiéis serem marcados na testa com cinzas. Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Oração, jejum, caridade
Durante a quaresma, a Igreja enfatiza o convite para que os fiéis se empenhem na busca pela mudança de vida de acordo com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para isso, apontaram o caminho recomendado pela Santa Igreja: a oração freqüente (busca do encontro pessoal com Deus) e a escuta da Palavra; o jejum e abstinência como forma de se libertação e desapego do que nos distrai e afasta de Deus; e a esmola e prática da caridade e amor para com o próximo.

Superação da Violência é o tema da Campanha da Fraternidade 2018
No Brasil, a Igreja usa o tempo da Quaresma para promover a Campanha da Fraternidade. Nesse ano, o tema é “Fraternidade e Superação da Violência – Vós sois todos irmãos (Mt 23,8)”. Dessa forma, a CF 2018 pretende mapear a violência, além de colocar em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo.

“O lema da Campanha da Fraternidade 2018 é um convite para a superação da violência por meio do reconhecimento de que cada pessoa humana é irmão e irmã e se assim o é então não se pode deferir contra ele (a) atos de violência”, diz o padre Luís Fernando, secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Confissões e via sacra
Durante toda a Quaresma nossa paróquia estará realizando as confissões e as Via-sacras, onde os fiéis poderão refletir mais profundamente sobre o tempo litúrgico acompanhando os passos de Nosso Senhor rumo ao Calvário. Confira abaixo a programação nas nossas comunidades e participe:

MATRIZ: Todas as sextas-feiras, às 5h30 e às 19h
MÃE DO DIVINO AMOR: Todas as quartas-feiras, às 19h30
SÃO VICENTE PALLOTTI: Todas as sextas-feiras, às 20h

Saiba mais sobre a Quaresma no Informativo São José
O Informativo São José deste mês traz importantes informações e reflexões sobre o significado e origens da Quaresma. Não deixe de ler e se instruir sobre esse importante tempo litúrgico da Igreja. Pegue o seu exemplar na paróquia e nas nossas comunidades!

Paróquia começa a viver o santo Tempo Litúrgico da Quaresma