Paróquia inicia mutirão de confissões em preparação para a Páscoa

Mutirão penitencial inicia nesta quarta (14/03) na comunidade Mãe do Divino Amor

confissãoNo próximo dia 14 março (quarta-feira), a paróquia inicia o mutirão de confissões em preparação para a Páscoa do Senhor. De acordo com a programação (confira abaixo), cada comunidade terá um dia específico onde os padres se reuniram para ouvir a confissão dos fiéis.

Como neste período, o volume de pessoas costuma ser muito alto, nosso pároco, padre Erick, pede aos fiéis que busquem se preparar bem fazendo antes seu exame de consciência para que na hora de confessar sejam objetivos, relatando os pecados de forma ordenada e consciente.

“O exame de consciência é importante para a pessoa confrontar se suas atitudes foram ou estão sendo condizentes com a Palavra de Deus. Caso, tenhamos deslizes, Nosso Senhor é misericordioso para perdoar nossas falhas desde que nos arrependamos e busquemos viver a vida à luz do Santo Evangelho. Para nos fortalecer e animar, Jesus ainda nos deixou o sacramento da reconciliação, onde, através da confissão dos nossos pecados, podemos buscar o perdão de Deus e a cura para a nossa vida de fé”, diz padre Erick.

Condições para a confissão
A Igreja determina que o católico deve confessar-se no mínimo uma vez por ano, ao menos a fim de se preparar para a Páscoa. Para se fazer uma boa confissão são necessárias 5 condições:
a) um bom e honesto exame de consciência diante de Deus;
b) arrependimento sincero por ter ofendido a Deus e ao próximo;
c) firme propósito diante de Deus de não pecar mais, mudar de vida, se converter;
d) confissão objetiva e clara a um sacerdote;
e) cumprir a penitência que o padre nos indicar

Exame de consciência
A confissão é a oportunidade de pedir perdão a Deus e de receber a sua misericórdia. Antes de se confessar, reserve uns momentos de silêncio para refletir no que você fez de errado; no que possa ter prejudicado outras pessoas, e no que você pode fazer para se tornar um cristão melhor. Uma confissão sincera permite a renovação da alma e a sua abertura à graça de Deus. As questões a seguir podem ajudar a refletir sobre as ações de que você deve pedir perdão.
Neguei ou abandonei a minha fé? Tenho a preocupação de conhecê-la melhor? Recusei-me a defender a minha fé ou fiquei envergonhado dela? Existe algum aspecto da minha fé que eu ainda não aceito?

– Disse o nome de Deus em vão? Pratiquei o espiritismo ou coloquei a minha confiança em adivinhos ou horóscopos? Manifestei falta de respeito pelas pessoas, lugares ou coisas santas?

– Faltei voluntariamente à Missa nos domingos ou dias de preceito?Recebi a Sagrada Comunhão tendo algum pecado grave não confessado? Recebi a Comunhão sem agradecimento ou sem a devida reverência?

– Fui impaciente, fiquei irritado ou fui invejoso?

– Guardei ressentimentos ou relutei em perdoar?

– Fui violento nas palavras ou ações com outros?

– Colaborei ou encorajei alguém a fazer um aborto ou a destruir embriões humanos, a praticar a eutanásia ou qualquer outro meio de acabar com a vida?

– Tive ódio ou juízos críticos, em pensamentos ou ações? Olhei os outros com desprezo?

– Falei mal dos outros, transformando o assunto em fofoca?

– Abusei de bebidas alcoólicas? Usei drogas?

– Fiquei vendo vídeos ou sites pornográficos? Cometi atos impuros, sozinho ou com outras pessoas? Estou morando com alguém como se fosse casado, sem que o seja?

– Se sou casado, procuro amar o meu cônjuge mais do que a qualquer outra pessoa? Coloco meu casamento em primeiro lugar? E os meus filhos? Tenho uma atitude aberta para novos filhos?

– Trabalho de modo desordenado, ocupando tempo e energias que deveria dedicar à minha família e aos amigos?

– Fui orgulhoso ou egoísta em meus pensamentos e ações? Deixei de ajudar os pobres e os necessitados? Gastei dinheiro com o meu conforto e luxo pessoal, esquecendo as minhas responsabilidades para com os outros e para com a Igreja?

– Disse mentiras? Fui honesto e diligente no meu trabalho? Roubei ou enganei alguém no trabalho?

– Cedi à preguiça? Preferi a comodidade ao invés do serviço aos demais?

– Descuidei a minha responsabilidade de aproximar de Deus os outros, com o meu exemplo e a minha palavra?

Depois de se arrepender, se dirija ao sacerdote para relatar os pecados, receber a absolvição e cumprir a penitência estipulada.

PROGRAMAÇÃO MUTIRÃO DAS CONFISSÕES
14 de março: Comunidade Mãe do Divino Amor – há partir das 19h30
15 de março: Comunidade São Vicente Pallotti – há partir das 19h30
23 de março: Comunidade Matriz – há partir de 19h30
24 de março: comunidade São Tiago – há partir das 15h

Paróquia inicia mutirão de confissões em preparação para a Páscoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>