DIA DA PALAVRA – CELEBRE A LITURGIA COM SUA FAMÍLIA

que-es-la-biblia-catolica-750x500Estamos iniciando este Ano Litúrgico com mais uma iniciativa para vivenciarmos a Palavra de Deus em nossa família. Em preparação para o Natal,  o padre Claudionor e nossos seminaristas estarão preparando o Dia da Palavra, uma celebração para rezarmos juntos em nossa casa, com a família e os amigos todos os dias até o Natal. Para bem realizar esse momento profundo de oração comunitária elencamos cinco passos:

1) Prepare o ambiente da celebração
2) Convide sua família para participar
3) Realize a celebração
4) Tire uma foto e mande inbox no Facebook da paróquia para divulgarmos e motivarmos outras famílias

DIA DA PALAVRA
                                                       DEZEMBRO – CELEBRAÇÃO EM FAMÍLIA

Jesus quer renascer em nosso coração e em nosso lar, Igreja doméstica. Por isso, convém que preparemos um digno lugar para o Senhor habitar. Antes de iniciar o Dia da Palavra, prepare o ambiente com uma vela acessa (ou, quem tiver, a coroa do advento) junto à arvore de Natal e o Presépio e um vaso de planta verde ou arranjo seco.

1) ACOLHIDA
ASSESSOR – Hoje com Maria, preparemos nosso coração e nossa Família para acolher o Senhor que deseja estar conosco, a Boa Notícia que nos traz alegria e afasta o medo, que nos liberta da escuridão. Alegres cantemos.

1. O Senhor está pra chegar, já se cumpre a profecia;
e o seu Reino então será liberdade e alegria.
E as nações, enfim, recebem salvação a cada dia.

Das alturas orvalhem os céus,
e das nuvens, que chova a justiça. Que a terra se abra o amor,
e germine o Deus Salvador! (Bis)
Oração do Espírito Santo Ato Penitencial

Ou então:
Senhor, vem salvar Teu povo Das trevas da escravidão
Só Tu és nossa esperança És nossa libertação!
Vem, Senhor Vem nos salvar Com Teu povo Vem caminhar!

ASSESSOR – O Senhor nos fortalece com sua Palavra e no conhecimento do seu amor e sua misericórdia. Reunidos em família, examinemos, pois, nossa consciência para bem meditarmos a Palavra de Deus e, assim purificados, não estejamos pelo pecado adormecidos quando o Salvador chegar.

CANTO
Senhor que viestes salvar/ Os corações arrependidos

Ó, Cristo que viestes chamar/ Os pecadores humilhados

Senhor que intercedeis por nós/ Junto a Deus Pai que nos perdoa
2) LEITURA DO EVANGELHO
Aclamação
Aleluia! Aleluia! Aleluia! (Bis)
Que as nuvens se abram e enviem o orvalho reconfortador.
Que da terra brote já a flor, que venha pra nós o Salvador.

(Recomendamos ler mais de uma vez, para que se possa entender bem o contexto que a Palavra de Deus traz através do Evangelho)

EVANGELHO – LUCAS 01, 26-28 – “Alegra-te, cheia de graça ! O Senhor está contigo.”

3) REFLEXÃO
Após a leitura do Evangelho, alguém da família lê a reflexão abaixo:
Estamos na preparação imediata do Natal. Em São Lucas encontramos o anjo anunciando a Maria o nascimento de Jesus. Ouvimos o seu canto de glorificação e ação de graças. A liturgia destes dias nos envolve com o clima do Natal e nos faz participar dos acontecimentos daqueles dias: “ Ave cheia de graça, o Senhor é contigo “, disse o Anjo a Maria.
Fizemos a caminhada do Advento acompanhados pelo profeta Isaías e por São João Batista. Agora, é Maria quem nos acolhe com o menino nos braços e O coloca em nossas vidas. Como Maria O carregou dentro de si, de Nazaré às montanhas de Judá, possamos também levá-Lo a todos os lugares por onde passarmos e pararmos. Que nossa presença, portadora do Salvador, seja ocasião de alegria e cânticos que bendigam o Senhor e O engrandeçam por sua grande misericórdia!]

A menina de Nazaré tornou-se a MÃE DO SALVADOR e com um “SIM” generoso. Maria é Mãe de todos: dos que acolhem e dos que rejeitam, dos que são dóceis e dos que são rebeldes, e cuida de todos. Tornou-se, também, modelo para todos nós, chamados a dizer “sim” à vontade de Deus e aos apelos dos irmão e irmãs que sofrem.

—Após a leitura, tempo para meditar e conversar em família sobre o que a Palavra de Deus desse dia trouxe ao seu coração. Deixar que todos falem.

CANTO
Como o sol nasce da aurora, de Maria nascerá
aquele que a terra seca em jardim converterá.
Ó Belém, abre teus braços ao Pastor que a ti virá!
Emanuel, Deus conosco, vem ao nosso mundo, vem!
4) PRECES
(Sugestão. Podem ser espontâneas)

Ou então:
Da cepa brotou a rama Da rama brotou a flor Da flor nasceu Maria De Maria o Salvador
O espírito de Deus sobre ele pousará
De saber, de entendimento este espírito será de conselho e fortaleza, de ciência e de temor
Achará sua alegria no temor do seu senhor

ASSESSOR: Aguardando na feliz esperança a vinda do Senhor, elevemos a ele as nossas preces. A resposta será:
Todos: Vinde, Senhor Jesus!

1. “Vossa verdade me oriente e me conduza” (Sl 25, 5). Vós, que confiastes à Igreja a plenitude da verdade e da vida para conduzir a todos os povos no caminho da salvação, fazei que todos os pastores da Igreja sejam sempre cooperadores da verdade. Rezemos ao Senhor.

2. “Fazei progressos ainda maiores!” (1Ts 4, 1). Iluminai cada fiel com as luzes do Espírito Santo, para que, vivendo diariamente o exame de consciência, se alegrem com o que já conseguiram mudar, mas não cessem de querer crescer em santidade. Rezemos ao Senhor.

3. “A vossa libertação está próxima” (Lc 21, 28). Aumentai nos corações de cada família que reza este dia da Palavra a fé e o amor, e sobretudo nos momentos difíceis, fazei-nos recordar a alegre esperança de vossa vinda gloriosa. Rezemos ao Senhor.

Outras preces.

5) ORAÇÃO FINAL
Rezar uma dezena ou então o TERÇO MARIANO completo + Oração final (espontânea)

CANTO FINAL