Venha participar com a gente das missões para evangelização, promovida pela Arquidiocese de Curitiba

As missões continuam em 2016!

Consulte na secretaria as datas e comunidades: (41) 3226-4334

Como discípulos missionários de Jesus Cristo, temos ouvido sua Palavra, temos visto a graça de sermos redimidos pelo seu sangue e, no encontro entre nós e Ele, temos testemunhado brotar a vida em nossos corações. Ele é a fonte de nossa mais profunda alegria. Neste espírito alegre, cheios da vida que nos vem do Senhor, queremos torná-lo mais conhecido e amado, a fim de que leve sentido e vida a todos os que dele necessitam. Por este motivo, a Arquidiocese de Curitiba objetiva fazer do ano de 2015 um tempo especial de reencantamento missionário. Queremos corresponder aos apelos do Espírito Santo, que nos interpela pelo Documento de Aparecida, pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e, mais recentemente, pela convocação feita pelo Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, colocando-nos definitivamente em estado permanente de missão. Com o fim de esclarecer em que consiste esta proposta e o que se tem experimentado em muitas de nossas comunidades, seguem alguns esclarecimentos sobre o planejamento, realização e sentido do Ano Missionário Arquidiocesano, que está em processo de planejamento:

O QUE É O ANO MISSIONÁRIO?

O Ano Missionário é a grande oportunidade para colocarmos nossa Igreja Local em estado permanente de missão, prolongando-se, portanto, para além de 2015 e revigorando nossas estruturas Arquidiocesanas, Setoriais e Paroquiais de acordo com a urgência de renovação eclesial que nossos tempos nos pedem. A grande meta deste Ano Missionário, portanto, é colocarmos as forças de nossas comunidades eclesiais, em especial as paróquias, em chave missionária, realizando a renovação proposta pelo Documento 100 da CNBB “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”. Somos convocados a realizar estas atividades de forma programática em 2015, com o intuito de aprimorarmos nosso comprometimento missionário para além de 2015 e daí em diante.

QUAL O LEMA E O TEMA?

LEMA: “O que vimos e ouvimos, isto vos anunciamos”(1Jo 1,3). Esta iluminação bíblica foi escolhida porque temos muitas riquezas. Não estamos parados! Temos experimentado entre nós a graça de Deus, refletida em nossas pastorais, movimentos, organismos, paróquias, comunidades, vida religiosa, e todas as forças vivas de nossa Igreja. Isto que temos visto, isto que temos ouvido, somos chamados a anunciar para aqueles que ainda não conhecem a graça da vida de Cristo e necessitam de sua amizade e da força de uma comunidade de fé.

TEMA: “A Alegria da Missão”. Este tema, escolhido por Dom Moacyr, o grande incentivador destas missões, foi inspirado pelo Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e, especialmente, em sua postura, que nos aponta para a alegria de sermos cristãos e anunciarmos isto ao mundo. Somente com alegria, entusiasmo e leveza poderemos apresentar o Evangelho de Jesus Cristo como Boa Nova que transforma!

QUE FRUTOS ESPERAMOS COM O ANO MISSIONÁRIO?

Esperamos desencadear um processo de conversão pastoral que nos coloque em estado permanente de missão, como Igreja em saída, buscando servir, dialogar, anunciar e testemunhar a comunhão fraterna que nos vem do Evangelho de Jesus Cristo, nossa riqueza e fonte de nossa vida.

Esta conversão pastoral poderá proporcionar uma renovação de nossas paróquias e demais organizações, a fim de que nossa Igreja seja Comunidade de Comunidades reunidas ao redor da Palavra de Deus, que renova e dá novo vigor às nossas famílias, nossa vida de trabalho, engajamento social e transformação do mundo no Reino anunciado por Jesus Cristo.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Todos são convidados a adentrar neste espírito novo e iniciar a conversão pastoral e missionária a partir de suas riquezas eclesiais, sem atropelos e respeitando os processos! Clero, religiosos e leigos – de modo especial os CPPs – são chamados a coordenar e realizar estas atividades a partir das forças que temos, das lideranças que temos, dos movimentos e pastorais que já possuímos de forma organizada.

COMO PARTICIPAR?

Nossa missão é sempre no último domingo do mês, das 13h30 às 16:30, seguindo um calendário e uma rota específica. Consulte a secretaria para confirmar o calendário e a comunidade da missão: (41) 3266-4334