Veja como é a preparação para o batizado, primeira comunhão, crisma, curso de noivos e casamentos em nossa paróquia.

Conheça os sete Sacramentos da Igreja Católica deixados por Jesus para que possamos permanecer mais próximos dele e como é feita a preparação em nossa paróquia. Clique nos nomes abaixo ou veja a lista completa

Batismo

Para receber o sacramento do batismo, os pais e padrinhos da criança devem fazer um curso para entender a importância deste sacramento na vida de uma pessoa. Após o curso eles receberão um certificado que deve ser entregue na secretaria junto com a documentação necessária.

Curso de preparação para o Batismo

O Curso de preparação para o Batismo, a partir deste ano, é personalizado. Destina-se aos pais e/ou padrinhos que residem no território Paroquial.

Os interessados devem procurar a secretaria Paroquial para fazer sua inscrição através do telefone (41) 3266-4334 ou pessoalmente, de terça a sábado, das 08h às 19h, na rua Raul de Oliveira, 185 – Cajuru.

Batizados

A Celebração do Sacramento do Batismo acontece sempre no último domingo de cada mês, às 10h, exceto durante a Quaresma.

Documentos necessários

• Certificado de participação do curso de Batismo dos pais e padrinhos
  • Certidão de nascimento da criança
  • Certidão de casamento religioso dos Pais e Padrinhos

Eucaristia e primeira comunhão

Para receber pela primeira vez o sacramento da Eucaristia (primeira comunhão), é necessário passar por uma preparação divida em etapas com duração de um ano.

Inscrições para a Catequese: nos meses de fevereiro e agosto. Mais informações por telefone (41) 3266-4334 ou entre em contato

Crianças a partir de 9 anos seguem o proposto:

ETAPA TEMAS CELEBRAÇÕES
INICIAÇÃO CRISTÃ I1ª ETAPA 1) Comunidade – Igreja Família de Deus;2) A Bíblia e seu manuseio;3) A Criação;4) Antigo Testamento: Abraão, Moisés, Juizes, Reis e Profetas5) Maria;6) Advento – Espera do Senhor 1) O Presente de Deus  para nós – a Criação;2) História da Salvação;3) A fé e o sim de Maria ao chamado de Deus;4) Festa da Palavra  de Deus (com a entrega da Sagrada Escritura)
INICIAÇÃO CRISTÃ I2ª ETAPA Jesus Cristo:1) Nascimento;2) Infância;3) Início da Vida Pública;4) Seguimento, Convocação dos 12;5) A comunidade de Jesus;6) Palavras e gestos de Jesus (sinais, relação com o Pai, amor, serviço, perdão, oração…);7) Morte e ressurreição; 1) Algumas mensagens de Jesus;2) A vida transfigurada;3) Festa do Pai-nosso (com a entrega do Pai-nosso).
INICIAÇÃO CRISTÃ I3ª ETAPA 1) Vida Eterna;2) Espírito Santo;3) Igreja;4) Sacramentos (introdução);5) Batismo;6) Eucaristia (Instituição, Comunhão, Sacrifício, Memória);7) Pecado e Confissão. 1) Sete Sacramentos – viver em Cristo;2) O segredo de Maria;3) Festa da Profissão de Fé (com a entrega do Credo).

Crisma (confirmação)

O sacramento da confirmação é aquele em que o cristão renova sua fé e firma seu compromisso com Deus, assumido em seu batismo. É dado somente pelo Bispo, que unge o fiel com o óleo dos catecúmenos e impõe suas mãos sobre ele rogando que o Espírito Santo habite nele. Também é dividido em etapas que são feitas após a Primeira Eucaristia.

Inscrições para a Crisma: nos meses de fevereiro e agosto. Mais informações por telefone (41) 3266-4334 ou entre em contato

ETAPA TEMAS CELEBRAÇÕES
INICIAÇÃO CRISTÃ II4ª ETAPA 1) Identidade (Quem sou eu?);2) Vocação;3) A Face de Deus (Deus é amor, Trindade, Comunhão);4) A Fé;5) Liberdade;6) A Graça;7) As Virtudes;8) Os 10 Mandamentos;

9) Maria: modelo de virtude;

10) Os 5 mandamentos da Igreja.

1) O grande  mandamento do amor;2) Maria aos pés  da cruz;festa da Vida (com  a entrega da Cruz).
INICIAÇÃO CRISTÃ II5ª ETAPA 1) Reino de Deus (Bem-aventuranças, Jesus e os pobres, Jesus e os pecadores, os milagres);2) A Oração (O que é? Sua importância, Como orar);3) Os 7 Sacramentos;4) O Espírito Santo;5) O Sacramento da Crisma e a responsabilidade do confirmado;6) Confissão 1) O projeto de Jesus – o Reino;2) Maria presente na comunidade;3) Festa da fé e das Bem-aventuranças (com a entrega das Bem-aventuranças).

Confissão

Os padres de nossa paróquia atendem confissões de terça a sexta-feira, das 17 às 19h; e aos sábado, das 9h às 11h. Mais informações por telefone (41) 3266-4334 ou entre em contato.

Matrimônio

Para receber o sacramento do matrimônio é necessário participar do Curso de Noivos.

Ordem

Este é o sacramento para aqueles que querem se dedicar à vida religiosa. Se você tem interesse, marque um horário com o Pároco, Pe. Cláudio, pelo telefone (41) 3226-4334.

Unção dos enfermos

É o sacramento que leva a oração e a bênção para aqueles que estão sofrendo com alguma doença física ou mental. Também pode ser dado àqueles que irão passar por cirurgias ou procedimentos médicos relacionados à saúde. Para receber este sacramento, agende com nossa secretaria pelo telefone (41)3266-4334.