A paróquia foi criada em 19/03/1966. O seu território foi desmembrado integralmente da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Como primeiro pároco entrou o palotino Francisco Proske, nomeado por Dom Manuel da Silveira D’Elboux em 27/03/1966. Em 01/09/1975 ocorreu um enorme movimento missionário na Paróquia São José e na cidade, deixando as sementes para uma nova vida paroquial. Um dos frutos dessa missão foi a organização definitiva das capelas periféricas, chamadas Comunidades:

O Pároco atual e vigário Paroquial é o Padre Erick Vinicius Barboza, SAC. Vigário deriva de viga e esta nos faz lembrar de alicerce, sustentação, base. Muitas vezes, e é o caso da nossa Paróquia, um padre acumula as atribuições de pároco e vigário. Pároco, para as funções administrativas das várias atividades pastorais, para que se realizem com a máxima organização e aproveitamento. Vigário, para ser o líder espiritual, o exemplo, o conselheiro, o apoiador, o formador e orientador espiritual.

História da comunidade Mãe do Divino Amor

Maria, mãe de Jesus, é o ponto central da comunidade de Pentecostes e é um exemplo insofismável de que para ser apóstolo não se requer qualquer poder hierárquico. Nossa Rainha cooperou mais que todos os apóstolos para a realização e o prolongamento da salvação no mundo.

São Vicente Pallotti foi muito feliz ao escreve durante o seu retiro para o subdiaconato a seguinte frase: “A devoção a Nossa Senhora consiste, antes de tudo, em imitar seu Filho e dela aprender a imitá-lo. Promoverei com todos os meios a devoção a Maria, minha mais que enamoradíssima Mãe”. Por isso a importância do nome da comunidade. A comunidade tem antecedentes longos, no entanto sua atual formatação nasceu em 19/10/1977. A história da comunidade confunde-se muito com a história da comunidade São Tiago. O nome lhe veio do nome do Seminário. Com esforço, a comunidade conseguiu reformar a capela e levantar ao lado salinhas para a catequese e reuniões. Hoje, a comunidade chama-se “Comunidade Mãe do Divino Amor” e o seminário “Seminário Maior Palotino”, onde os seminaristas concluem os cursos de Filosofia e Teologia. A Comunidade MDA tem sua Capela na Rua São Vicente Pallotti, 70.

História da comunidade São vicente Palotti

São Vicente Pallotti nasceu em 21 de abril de 1795, na cidade de Roma, na Itália. Sempre dedicou-se a envolver pessoas na Igreja. Acreditava que cada ser humano tem seu talento particular para usar a serviço de Deus em busca de uma Nova Civilização do Amor. No Concílio Vaticano II, foi nomeado Patrono pelo Papa João XXIII. Fundou a Sociedade do Apostolado Católico (SAC), que inclui padres, irmãos e irmãs Palotino(a)s que deram e darão continuidade à sua missão. Desta forma, dedicouse na motivação do apostolado dos leigos, pois sempre achou que todo cristão, por graça do Batismo, é apóstolo missionário, mesmo diante das diferenças e capacidades de cada um, por isso da importância do nome desta comunidade.

A comunidade tem as suas raízes na missão de 1975 em que figurava com o título de Setor “Agro-Mate”. Em julho de 1976, decidiuse pela compra de um terreno, adquirido em 17/08/1977. Quão grande era o interesse e o espírito de sacrifício de todos, que se evidencia pelo fato de que a capela foi levantada em mutirão pelos homens em horas livres.

História da comunidade São Tiago

São Tiago foi o primeiro bispo de Jerusalém (anos 42 a 62 d.C). O mesmo que escreveu uma das Epístolas do Novo Testamento. Também é chamado de “o Justo” pelos primeiros cristãos, devido a sua grande piedade. Padroeiro desta comunidade exatamente por suas características humildes e justas.

Assim como a Comunidade Mãe do Divino amor, a Comunidade São Tiago tem antecedentes longos. Desde o princípio o Seminário cuidou de uma capelinha dedicada a São Tiago. Verificando a grande extensão da comunidade do Seminário, o visitador Dom Pedro Fedalto resolveu, de acordo com os padres e os orientadores do setor, a divisão das Comunidades do Seminário e São Tiago em 19/10/1977.