Comunidade São Vicente Pallotti realiza tríduo para celebrar o nascimento do padroeiro

Além do tríduo e da missa solene, comunidade promoverá um jantar. Participe!

1No próximo dia 21 de abril, a comunidade Palotina celebra os 223 anos do nascimento de São Vicente Pallotti, santo fundador dos padres, irmãos e irmãs palotinas. Para celebrar a data, a nossa comunidade São Vicente Pallotti realiza um tríduo a partir desta quarta-feira, 18 DE ABRIL, com a participação das demais comunidades (confira a programação abaixo).

ATENÇÃO! Nos dias do tríduo, a paróquia terá missa somente na comunidade São Vicente Pallotti
Para marcar a festa, nos dias do tríduo e da missa solene em honra ao santo (18, 19, 20 e 21 de abril), as missas acontecerão somente na comunidade São Vicente Pallotti.  Nas demais comunidades (Matriz, Mãe do Divino Amor e São Tiago), não haverão missas.

Jantar
A comunidade também estará realizando um jantar comemorativo no dia 21 de abril no salão comunitário, após a missa solene. O jantar custará R$ 20,00 por pessoa. Crianças de 7 à 12 anos pagam meia. O cardápio será vaca atolada, carne de porco assada, sobrecoxa de frango assada, arroz, farofa, creme de milho, saladas diversas e sobremesa. Os convites podem ser adquiridos no final da missas, na secretaria paroquial (matriz) ou no dia do jantar.

Quem foi São Vicente Pallotti?
São Vicente Pallotti nasceu em 21 de abril de 1795. Desde cedo tinha desejo de consagrar sua vida inteiramente a Deus e à pregação do evangelho. Tentou entrar na ordem franciscana, mas devido sua frágil saúde não conseguiu. Mesmo assim tornou-se sacerdote e obteve grande reconhecimento pela sua intensa atividade apostólica como confessor e em favor dos mais carentes. Dirigiu-se, de modo especial, aos grupos marginalizados, pobres e órfãos, no sentido de incorporá-los numa vida digna na sociedade.

Preocupou-se com a saúde moral e espiritual dos soldados. Também os trabalhadores foram objeto de sua atenção apostólica. Visitou sempre as prisões, desenvolvendo aí muitas iniciativas sociais e pastorais. Fundou cursos de aperfeiçoamento para moças e rapazes, tão carentes de formação naquele tempo. Em tempos de crise econômica, organizou uma espécie de cooperativa para ajudar os pobres com gêneros de primeira necessidade. Promoveu coletas em dinheiro para a impressão de literatura religiosa e em apoio às atividades em terras de missão.

Apostolado Católico
Numa época em que as atividades pastorais eram exercidas apenas por clérigos e religiosos, Pallotti inovou lançando o ideal de que todos os batizados – leigos ou não, de qualquer condição social, idade ou situação em que se encontra – são chamados a se empenhar e trabalhar pela evangelização e pela construção do reino.

Desse modo, Pallotti antecipou em mais de cem anos a visão do Concílio Vaticano II (1962 – 1965), que se destacou pela abertura e reconhecimento da importância do engajamento e do trabalho dos fiéis leigos para a Igreja.

Diante de tantas atividades exercidas, Pallotti reuniu um grupo de colaboradores (padres e leigos) e criou a União do Apostolado Católico (UAC), cujo objetivo era colaborar de todas as formas – materiais e espirituais – para “reavivar a fé e reacender a caridade”, conforme queria o santo. Para organizar e cuidar da UAC, Pallotti também fundou a Sociedade do Apostolado Católico (SAC), formada por padres e irmãos consagrados.

Pallotti morreu em 22 de janeiro de 1850. De saúde frágil, doou naquele inverno seu casaco a um pobre, adquirindo a doença que o vitimou. A Sociedade do Apostolado Católico continuou sua missão que hoje se encontra espalhada ao redor do mundo.

Reconhecimento dos altares
Leão XIII (1878 – 1903), o grande papa da Doutrina Social da Igreja, conservava o retrato de Pallotti sobre sua mesa de trabalho. O Papa Pio XI (1922 – 1939) o chamou de o “Prercusor da Ação Católica”e o “operário das missões”.
Pallotti Foi canonizado em 1963 durante o Concílio Vaticano II, pelo Papa João XXIII (1958 – 1963) que afirmou durante a missa de canonização: “Este homem simples foi um profeta de Deus. Só hoje a Igreja compreende o que ele, no seu tempo, nos ensinou”. Como devoção, João XXIII, o papa que mudou a história da Igreja Católica ao convocar o Concílio, venerava um quadro de Pallotti que, ainda hoje, está dependurado no quarto do papa em Sottoil Monte.

PROGRAMAÇÃO TRÍDUO EM HONRA À SÃO VICENTE PALLOTTI
Local: Comunidade São Vicente Pallotti – Rua Pandiá Calógeras, 51 (próximo da Rua da Cidadania do Cajuru)

Todas as noites antes das missas será rezado o terço meditado de Pallotti, às 19h
ATENÇÃO: Nos dias do Tríduo não teremos missas nas demais comunidades

18 de abril (Quarta)
19h30: 1º dia do Tríduo com missa
Responsável pela liturgia: Comunidade São Tiago

19 de abril (Quinta)
19h30: 2º dia do Tríduo com missa
Responsável pela liturgia: Comunidade Mãe do Divino Amor

20 de abril (Sexta)
19h30: 3º dia do Tríduo com missa
Responsável pela liturgia: Comunidade Matriz

21 de abril (Sábado)
19h: Santa Missa solene em honra à São Vicente Pallotti
Liturgia: Todas as comunidades
Canto: Comunidade São Vicente Pallotti
Comentário: Comunidade Mãe do Divino Amor
1ª Leitura: Comunidade São Tiago
Salmo: Equipe de canto
2ª Leitura: Comunidade Matriz
Procissão Ofertório: Irmãs Palotinas
Serviço do Altar: um ministro e um coroinha por comunidade
Cerimoniários: seminaristas

Após, a santa missa teremos bolo e o jantar para comemorar Pallotti.