Setor Cajuru realiza Encontro de Casais de Segunda União (ECSU)

Os casais que participaram do encontro

Nos últimos dias 20 e 21 de agosto, a pastoral familiar do setor Cajuru realizou, na paróquia Santíssima Trindade, o 1º Encontro de Casais de Segunda União (ECSU). Participaram do encontro 27 casais das paróquias Santíssima Trindade , São José , São Martinho de Lima,  Nossa Senhora do Rosário de Belém e Nossa Senhora Aparecida, que integram o setor.

O bispo auxiliar de Curitiba, Dom José Mario Angonese participou da abertura do encontro. “Como manifestado pelo nosso papa Francisco, acolher os casais de segunda união é uma das preocupações  atuais da Igreja, que quer estar aberta para enfrentar mais esse desafio”, disse o Dom José.

Casais de segunda união: preocupação do papa

Segundo exortação do Papa Francisco, a Igreja deve ter um “olhar de mãe” para os casais que, diante de uma ruptura sacramental , ficam impedidos da participação de forma plena na comunhão eucarística. Entretanto, tais casais não estão de forma alguma excomungados e precisam de uma acolhida misericordiosa do ponto de vista do Bom Pastor, para que se sintam inclusos na Igreja e também possam educar seus filhos na fé, através de uma vida participativa na comunidade.

Recorda-nos o Papa, que a questão das segundas uniões passam a ser observadas a partir da percepção dos filhos – um grande número de crianças e adolescentes que são os que mais sofrem,  tornando-se assim urgente “desenvolver em nossas comunidades uma verdadeira acolhida das pessoas que vivem tais situações”, exortou o pontífice.

“Como estes pais podem educar os filhos à vida cristã, dando a eles exemplo de uma fé convicta e vivida, se os mantivermos longe da vida da comunidade?”, questiona Francisco. “É importante que eles sintam a Igreja como mãe atenta a todos, sempre disposta a escuta,  ao acolhimento, ao encontro e à Misericórdia”, diz o papa.

“A Igreja bem sabe que tal situação contradiz o Sacramento cristão. Todavia, o seu olhar de mestra parte sempre de um coração de mãe; um coração que, animado pelo Espírito Santo, procura sempre o bem e a salvação das pessoas. É por isso que a Igreja sente o dever, ‘pelo amor da verdade’, de ‘discernir bem as situações’”, afirmou Francisco.
“Cresceu muito a conscientização de que é necessária uma fraterna e atenciosa acolhida, no amor e na verdade, aos batizados que estabeleceram uma nova convivência após o fracasso do matrimônio sacramental”, conclui o papa Francisco.

Por fim, afirmando que a Igreja deve estar com as portas sempre abertas, o Papa convidou todos os cristãos a imitar o exemplo do Bom Pastor colaborando com Ele nos cuidados às famílias feridas.

Agradecimentos
Ficamos muito felizes com a dedicação dos nossos pastores em estar atentos a este urgente apelo de nosso Papa e da nossa Igreja, fazendo- se presentes de forma massiva neste primeiro encontro do ECSU, setor Cajuru.

Agradecemos ao Padre José Roberto, da paróquia  Santíssima Trindade,  pelo apoio e por ceder o espaço paroquial para a realização do encontro. Agradecemos também a todos os padres do  setor pela participação e apoio.

Agradecemos também de forma especial, o nosso bispo referencial, da região Episcopal Norte,  D. José Mário Argonese, que esteve presente na abertura do Encontro, nos dando seu carinho e suas palavras de Pastor e nos dando também a referencia Eclesial.

Agradecemos todas as equipes que trabalharam para a realização do encontro: Secretaria, Liturgia, Palestra e Palestrantes, Animação e Sala e Cozinha.

Que o Bom Pastor nos abençoe e nos conduza  em nossa peregrinação como Igreja. Que Possamos “caminhar sempre juntos e participativos.

Texto e fotos: José Antonio Madoenho e Neuseli de Fátima de Brito Madoenho – Pastoral Familiar da paróquia São José (Setor Cajuru)

Setor Cajuru realiza Encontro de Casais de Segunda União (ECSU)