Oitava de Natal: celebramos o nascimento de Jesus por 8 dias

Pesebre_PixabayDominioPublico_271016Como é tradição na Igreja, dia 25 de dezembro começam as celebrações da Oitava de Natal. São oito dias de celebração, nos quais se festejam igualmente o nascimento do Senhor Jesus até a conclusão no dia 1º de janeiro.

A celebração da “Oitava” tem suas raízes no Antigo Testamento onde os judeus festejavam as grandes festas por oito dias. Do mesmo modo, como se lê em Gênesis (17,9-14), há muito séculos, Deus fez uma aliança com Abraão e sua descendência, cujo sinal é a circuncisão no oitavo dia depois do nascimento.

O próprio Jesus, como todo judeu, também foi circuncidado ao oitavo dia e ressuscitou no “dia depois do sétimo dia da semana”. Assim, a Oitava (oito dias) segue sendo uma tradição muito importante na Igreja e, por isso, estabeleceu-se apenas dois momentos no calendário litúrgico: a “Oitava de Natal” e a “Oitava de Páscoa”.

Na Oitava de Natal, também são celebradas as seguintes festas:
– 26 DE DEZEMBRO: Santo Estêvão é o primeiro mártir do cristianismo e representa todos os que morreram por Cristo voluntariamente.

– 27 DE DEZEMBRO: São João Evangelista é o jovem e valente apóstolo que permaneceu ao pé da cruz com a Virgem Maria. É considerado o “discípulo amado” e representa os que estiveram dispostos a morrer por Cristo, mas não foram mortos.

– 28 DE DEZEMBRO: Os Santos Inocentes representam os que morreram por Cristo sem saber e os milhões de bebês que morrem hoje em dia com o aborto.

– 31 DE DEZEMBRO: A Sagrada Família é modelo para todas as famílias e símbolo da união da Santíssima Trindade. Costuma ser celebrado no domingo seguinte ao Natal, mas quando o Natal cai em um domingo, celebra-se em 30 de dezembro.

– 1º DE JANEIRO: Santa Maria, Mãe de Deus. Todos os títulos atribuídos à Virgem Maria têm sua raiz neste dogma de fé.

Oitava de Natal: celebramos o nascimento de Jesus por 8 dias