4º Domingo do Advento e Véspera de Natal no mesmo dia: O que fazer?

DSC02999Neste ano, uma peculiaridade está chamando a atenção dos fiéis e gerando até mesmo algumas dúvidas: no próximo domingo, 24 de dezembro, a Igreja celebrará o 4º Domingo do Advento e também a Véspera de Natal. Diante disso, como cumprir o preceito dominical de ir à missa e o de Natal?
Em uma recente entrevista ao site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o presidente da presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, Dom Armando Bucciol, explicou o que o fiéis podem fazer “de maneira essencial”.
“Cada um, cada um, faça o possível para participar no sábado à noite ou no domingo pela manhã da Missa do 4º domingo do Advento, para participar também da Missa da noite do Natal ou do dia de Natal, que tem as duas celebrações características litúrgicas e espirituais próprias”.
Segundo o Prelado, “esse é o ideal que todo cristão católico é convidado a viver. A Missa da noite do dia 24 abre para a celebração do Natal do Senhor, com a Missa da vigília de Natal. Nesse caso, aconselho os irmãos e as irmãs para que, se puderem, vivam com fé, em profunda oração o 4º Domingo do Advento pela manhã ou no sábado anterior, esperando com Maria já que ela é a protagonista do quarto Domingo do Advento, esperando a chegada do Senhor”.
Dom Bucciol explicou que que as duas celebrações têm características, leituras e uma liturgia própria, por isso, a Igreja nos pede para participar de ambas.

Viver o 4º Domingo do Advento e o Natal
O fato é que não se pode com uma Missa só cumprir dois preceitos. Diante da situação, o fiel deve ir na Missa de sábado ou domingo de manhã para celebrar o 4º Domingo do Advento (esperando com Maria) e na missa da noite de domingo ou na segunda para celebrar o Natal e nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Com informações da CNBB

4º Domingo do Advento e Véspera de Natal no mesmo dia: O que fazer?