Pastoral da sobriedade reinicia trabalho na paróquia

Encontros acontecerão todos os sábados na comunidade São Vicente Pallotti, às 20h

Pastoral-da-Sobriedade-1200x762_cUm trabalho de amor que visa atuar na prevenção e recuperação de dependentes químicos. Essa é a função da Pastoral da Sobriedade, que reiniciou os trabalhos em nossa paróquia. Os encontros acontecem todos os sábados, às 20h, no salãozinho da comunidade São Vicente Pallotti (rua Pandiá Calogeras 51 – próximo a rua da Cidadania do Cajuru). São convidados para participar todos aqueles que se identificam com a causa da luta contra a dependência quimíca para participar da capacitação oferecida pela Pastoral da Sobriedade e desejam tornar-se agentes da pastoral.

ENTENDA O QUE É A PASTORAL DA SOBRIEDADE
É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

A Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social.
Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.

SUA HISTÓRIA
Dom Irineu Danelon e os Bispos do Brasil, na 36ª Assembleia, em 1988 na cidade de Itaici (SP), profeticamente e com a certeza absoluta de defender a vida – “Vida plena e em abundância” Jo 10,10 – a proposta de Jesus Cristo – corajosamente aprovaram a criação da Pastoral da Sobriedade para que em nossa Igreja tenhamos uma ação concreta e organizada com 5 frentes de atuação: Prevenção, Intervenção, Reinserção familiar e social, e Atuação Política. Em 2007, a Pastoral se torna um organismo da CNBB.

MISSÃO DA PASTORAL
Evangelizar, apresentando o amor incondicional, gratuito e misericordioso do Pai, anunciando Jesus Cristo libertador através do serviço, do diálogo e do testemunho de comunhão fraterna, integrando fé e vida e promovendo a dignidade da pessoa e da família, contribuído para a construção de uma sociedade justa e solidária.

COMO FUNCIONA
A Pastoral da Sobriedade, alicerçada na “Terapia do Amor”, apresenta o Programa de Vida Nova, que é desenvolvido através de Grupo de Autoajuda para os dependentes de Álcool, Drogas e outras dependências, envolvendo neste processo o adicto e seu familiares (co-dependentes).

O Programa de Vida Nova é a vivencia de 12 Passos da Pastoral, proposto nas reuniões semanais nos grupos de autoajuda, estimulando assim a mudança de comportamento em busca da SOBRIEDADE.

PROGRAMA DE 12 PASSOS
Está fundamentado na Bíblia, que nos revela o projeto de Deus. Cada Passo está fundamentado na Palavra de Deus, que é lida e refletida na ótica da Sobriedade.

ONDE ENCONTAMOS A PASTORAL:
Temos mais de 1000 grupos espalhados por todo o Brasil, sendo a grande maioria na região sudeste. No site www.sobriedade.org.br da Pastoral podemos obter várias informações, entre elas onde funciona o grupo de autoajuda.

EM NOSSA PARÓQUIA
Todos os sábados, às 20 horas, na Comunidade São Vicente Pallotti – rua Pandiá Calogeras 51, próximo a rua da Cidadania do Cajuru. Mais Informações com a Jô (41) 9619-8111

Pastoral da sobriedade reinicia trabalho na paróquia