Catequese da Paróquia São José tem até live no youtube para falar com catequizandos durante a pandemia

Live da catequese

A situação de quarentena e distanciamento social que estamos vivendo por conta da pandemia do coronavírus nos obrigou a adotar novos hábitos: aprendemos a fazer chamadas em vídeo e utilizar aplicativos de vídeo conferência. Estamos até assistindo a missa online.

E com a catequese não foi diferente. Alguns catequistas estão em contato com os catequizandos desde o primeiro dia quarentena para garantir que eles estejam pertinho de Jesus e da liturgia da Igreja. Usamos a internet e as redes sociais como ferramentas para a evangelização, como incentivado pelo Papa Francisco.

Logo após o anúncio da suspensão das atividades, alguns catequistas organizaram o primeiro encontro online com seus grupos. “Senti que precisava reforçar a mensagem de paz e segurança do Senhor para os meus catequizandos neste momento de grandes incertezas, por isso tinha que arrumar um jeito de fazer um encontro online com eles”, conta Rafael, que é catequista da 5ª etapa. Após pedir autorização para os pais, ele consegui reunir toda sua turma por um aplicativo e a dinâmica da reunião foi um sucesso.

rafael-encontro-online2
Os catequistas Rafael (foto) e Edu fazem um bate-papo online com seus catequizandos durante a pandemia.

Os catequizandos participaram ativamente e ficaram ansiosos pelos próximos encontros, que não são como uma catequese presencial, mas ajudam a conectar os jovens com a liturgia, oração e mantém o clima de amizade entre eles.

Isa e Gabriel criaram um canal no Youtube e postam vídeos para seus catequizandos

Já os catequistas Isa e Gabriel descobriram que têm vocação para ser youtubers. Eles criaram um canal e postam vídeos para seus catequizandos. Além de manter um contato quase diário com os jovens através do WhatsApp, eles estão postando os vídeos como um material complementar. Cada “episódio” tem cerca de 10 minutos e trata de temas relacionados ao tempo litúrgico. “Antes o conteúdo era privado para a nossa turminha, pois não sabíamos ao certo como ficaria. Mas hoje nós deixamos o conteúdo público no Youtube, caso alguém esteja buscando por material. Fica aqui uma contribuição”,  explica a catequista Isa.

Além deles, outros estão gravando vídeos e enviando para seus catequizandos pelo Facebook, como é o caso das catequistas Bruna e Ivana.

Catequistas, parabéns pela dedicação e amor! Que Deus abençoe a todos vocês!

Live da catequese

No mês de junho fizemos a primeira live da catequese para reunir catequizandos de todas as etapas e passar uma mensagem mais interativa. Para achar um formato que fosse interessante para as crianças e jovens, nos inspiramos em programas de auditório, eventos, vídeos de youtubers e lives profissionais. Além da apresentação ao vivo, usamos vídeos gravados por catequistas e catequizandos, tivemos interações em tempo real pelos comentários e mais de 500 visualizações. Um resultado muito bom, levando em consideração que temos cerca de 400 catequizandos na paróquia.

Você pode acompanhar todos os sábados, às 15h, pelo nosso canal no YouTube

O contato com os pais é essencial

A colaboração e o contato com os pais é muito importante para poder estimular a participação nestas novas reuniões e atividades propostas pelos catequistas.

Carolina, que é coordenadora da catequese na Paróquia, contou que a participação dos pais ainda é tímida, mas traz bons frutos. Os que participam sempre nos enviam fotos das orações em família, da participação na missa online de Corpus Christi e até um terço online com as famílias de um dos catequistas. Outro exemplo que repercutiu nesse período partiu de uma das mães, que sugeriu fazer uma procissão luminosa, na Semana Santa, sem sair de casa, colocando uma vela na janela.

Estamos distantes, mas juntos em oração!

Além das iniciativas da catequese, a Paróquia São José está com diversas transmissões durante a semana toda, incluindo a Missa Dominical e a Novena do Perpétuo Socorro, às quartas. Acompanhe todas as transmissões em nossa página no Facebook e reze conosco!